Estas tendências são do Euromonitor International e este é habitualmente o site onde eu verifico as tendências para o ano em questão.
Em termos de temas principais verificamos que em 2020 existem dois grandes temas: a conveniência e o controle pessoal. Os consumidores procuram um equilíbrio entre os dois apesar de nem sempre ser fácil.
A primeira tendência está descrita como Beyond Human Que eu aqui traduzo como “Extra Humano”. Esta tendência fala-nos de forma como os robôs e a inteligência artificial estão a executar tarefas tradicionalmente feitas por humanos. Apesar de existir já algum acesso e confiança por parte das pessoas, esse acesso ainda não é universal, portanto essa tecnologia vai demorar algum tempo a chegar.
No entanto estamos a aceitar cada vez mais os robôs orientados por inteligência artificial para o nosso próprio bem-estar, conveniência e conforto. A tecnologia está a crescer com as novas gerações, que não farão distinção entre digital e o físico.
A segunda tendência eu traduzi como “Mobilidade sem atrito” e fala sobre como os consumidores querem liberdade para se movimentarem pelas cidades, cada vez mais congestionadas, como bem entenderem.
Os utilizadores querem uma aplicação que lhes diga em tempo real qual o melhor caminho para ir de A a B, seja de comboio, de carro, de bicicleta, de trotinete ou a pé.
Os utilizadores querem que os transportes correspondam às suas necessidades individuais e atualmente ter um carro já não é visto como uma prioridade, nem como primeira hipótese de transporte, pois as cidades estão demasiado lotadas.
A terceira tendência fala sobre o conteúdo e eu traduzi como “Estar a par em segundos”. Atualmente “clicar”, “fazer scroll” e “deslizar” são os principais gestos que as pessoas fazem para procurar informação. Com tecnologia, acessibilidade e uso aprimorados, os consumidores podem encontrar imensas quantidades de informações com menos barreiras.
Os consumidores têm a mesma capacidade de processar informações, mas agora encontram muito mais informações para processar, necessitando de resumos mais relevantes rapidamente. Estão constantemente à procura de canais personalizados, autênticos e atraentes.
Os consumidores querem que as marcas tornem mais acessíveis, as informações, produtos ou serviços. Se possível num curto espaço de tempo para competir com outros pedidos.
A quarta tendência tem a ver com a Personalização Privada dos produtos.
Para que lhes sejam entregues experiências optimizadas e produtos personalizados os utilizadores têm de facultar os seus dados pessoais.
As empresas estão a investir cada vez mais em algoritmos e métodos de recolha de dados para fazer um marketing mais preciso. Em troca, os consumidores gastam menos tempo a pesquisar opções de produtos.
No entanto, os consumidores estão cada vez mais preocupados com quem tem acesso aos dados e como eles são usados. Enquanto algumas marcas estão a ultrapassar os limites do tipo de informação que recolhem, outras estão a tentar estabelecer novos padrões e atrair consumidores que preferem permanecer fora desta rede digital.
A tendência da Personalização Privada significa que os consumidores provavelmente optarão por deixar de lado as experiências fabricadas digitalmente, que não têm estado a agregar muito valor às suas vidas, mas antes a invadir a privacidade.
A quinta tendência fala sobre Casas Multifuncionais.
Durante tempos de incerteza económica, política ou pessoal, os consumidores são atraídos para o conforto do lar. Na tentativa de relaxar e voltar ao seu caminho, os consumidores recuam para seus espaços pessoais, seguros, onde estão livres das distrações do mundo ao seu redor.
Embora essa tendência não seja nada de novo, pela primeira vez, os consumidores não querem sair de casa, mas também não precisam!
Graças ao acesso de alta velocidade à Internet e produtos e serviços inovadores, os consumidores globais podem exercitar-se, fazer compras, trabalhar e divertir-se, tudo no conforto de suas casas multifuncionais.
Como acham que estas tendências podem impactar os vossos negócios?