Nunca foi tão difícil ser empreendedor e empresário como hoje em dia. A incerteza a que estamos expostos perante o clima económico instável, provocado pela pandemia, obriga-nos a tomar medidas que nunca pensámos necessárias. O Mundo mudou. A forma como a economia irá funcionar daqui para a frente será também ela diferente. O mundo digital é agora local obrigatório para todos os negócios. Se antes as pessoas pesquisavam online e compravam offline, a partir de hoje as compras online são a normalidade. Ninguém esperava uma mudança de paradigma tão grande, mas aqui está ela!
Se antes muitos negócios evitavam o digital por não saberem como estar presentes no digital e por o negócio até estar a correr bem, agora, sob a pressão e concorrência que existe, como nos devemos posicionar? Por onde começar? Como devemos comunicar? Quais as melhores táticas? Que resultados podemos esperar?
O ponto de partida será sempre uma análise do mercado, da concorrência, do consumidor e da própria marca: o que procuram as pessoas? Quais as suas necessidades? O que está a concorrência a fazer e em que plataformas? O que tenho para oferecer aos consumidores e como faço essa oferta habitualmente?
Depois traçamos um plano tático e implementamos: Site, Redes sociais, Media (Google Ads ou Facebook Ads?), parcerias…
Medimos resultados e otimizamos: o que está a funcionar? O que precisa de ser melhorado?
O digital oferece inúmeras possibilidades mas oferece também uma análise qualitativa e quantitativa das táticas que implementarmos. E isso permite-nos investir menos e ter um maior retorno.
E o seu negócio, já tem uma presença digital?